LIMA, Sidnei Alvaro de Almeida; RICCIO, Nícia
Cristina Rocha. A importância do Papel do Tutor na Educação a Distância:
a experiência dos tutores de sala do curso de Licenciatura em Pedagogia do polo
Salvador da UNOPAR In: LEIRO, Augusto Cesar Rios; SOARES, Darlene Almeida;
PRETTO, Nelson de Luca (organizadores). Caderno de resumo das monografias:
curso de especialização em Tecnologias e Novas Educações. Salvador, UFBA, 2012.
RESUMO
No
presente trabalho foi proposto investigar a tutoria na educação a distância. O
objetivo geral da pesquisa foi analisar a importância do papel do tutor dentro
de um projeto de Educação a Distância. Os objetivos específicos foram
Identificar o perfil profissional do tutor e Listar as principais funções do
tutor dentro de um projeto de educação a distância. A pesquisa caracterizou-se
por ser qualitativa, a forma de investigação escolhida foi o estudo de caso e
como instrumentos de coleta de dados fizemos uso da pesquisa documental, feita
no Guia de Percurso do curso de Pedagogia, manual acadêmico e no DVD
institucional, do questionário, e da observação direta. O estudo desenvolveu-se
no Polo Salvador da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Participaram desta
pesquisa a coordenadora do Pólo, uma tutora de sala e 18 (dezoito) alunos do
curso de Licenciatura em Pedagogia. Mesmo não sendo indicado fazer
generalizações por se tratar de um estudo de caso, pode-se afirmar que as
situações vivenciadas neste estudo, são facilmente encontradas em outros
projetos de EAD no Brasil. Através dos questionários aplicados aos tutores de
sala, alunos e coordenação, e da análise dos documentos constatou-se que o
tutor de sala ou tutor presencial tem papel fundamental dentro de um projeto de
EAD. Para atuar como tutor de sala no curso de Pedagogia da UNOPAR o tutor tem
que ser licenciado em Pedagogia e ter especialização na área educacional, o que
reafirma que diante do perfil profissional exigido para exercer a função, a
nomenclatura mais adequada para se referir a esse profissional é a de
professor-tutor. Além disso, foi também percebido na pesquisa que o papel
oficialmente atribuído ao tutor de sala na UNOPAR é menos importante que o efetivamente
exercido por ele na sua interação com os alunos.
Palavras-chave: Educação
a distância; Tutor; Professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário