terça-feira, 10 de agosto de 2010

Um Computador por Aluno - UCA

O sonho de todos os educadores amantes ou não das tecnologias, ao menos de grande partes deles, já está se tornando realidade. O projeto Um Computador por Aluno - UCA do governo federal já começou a colocar em prática seu projeto piloto. Foram distribuídos neste mês de agosto 5,5 mil notebooks para alunos e professores do município de Piraí no Estado do Rio de Janeiro. É isso mesmo colega Internauta, o presidente Lula fez a entrega dos computadores em solenidade no município. Os outros municípios escolhidos para participar do programa foram: São Paulo, Palmas e Porto Alegre.


Ainda durante a cerimônia o presidente Lula afirmou que se a indústria nacional não baixar o preço dos computadores o governo terá que importar os notebooks para atender a todas as escolas do país.

A meta do governo era distribuir 350 mil computadores até o final de 2010, porém a burocracia das licitações está emperrando a compra dos computadores.
Para mim professor amante das tecnologias, resta torcer para que os munícipio ofereçam capacitação para que os professores possam fazer uso desses computadores. Caso isso não ocorra os computadores serão motivo de brigas entre professores e alunos. Uma vez os alunos de posse dos computadores, penso que será dificil fazer com que eles se interessem pelas velhas aulas com quadro e giz.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do seu texto Sidnei e ainda mais de saber que o governo tem se preocupado e investido na inclusão das novas tecnologias na vida escolar do aluno das escolas públicas, por que sei que ações como essa, se forem bem aproveitadas gerarão melhorias na qualidade do ensino. Foi muito propicia também as suas indagações finais sobre a utilização desse recurso pelos professores, porque sei que se os mesmos não estiverem capacitado e aberto a utilizarem as novas TIC's em sala de aula os notebooks distribuídos pelo governo terão o mesmo fim que os computadores das "antigas" salas de informática.

abraços professor.

Cris Araujo disse...

Oi Sdnei,
Minhas orações como educadora já estão sendo realizadas, espero vivenciar na minha prática e que o meu sonho vire realidade logo,logo...
Abraços.
Cristiane Araujo