sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Conversor de imagem, texto, vídeo e música

Com o crescimento dos aparatos tecnológicos ou ainda com a criação de novos aparelhos que reproduzem arquivos de texto, áudio e vídeo, surgem também novos formatos de arquivos.


Hoje temos arquivos de texto em formato DOC, DOCX, TXT, PDF, etc. Já os arquivos de imagens os mais conhecidos são: JPG, BMP e GIF, porém existe uma quantidade enorme de arquivos de imagem. O universo dos vídeos não é diferente, os arquivo com a extensão AVI ainda são os mais conhecidos, mas os arquivos em DIVX, VOB, MPEG4 e FLV também tem tido uma grande propagação. Nós não vamos nem falar aqui dos arquivos de música, pois nesse campo o campeão absoluto ainda é a extensão MP3.

Para a maioria das pessoas que não tem muita experiência com o mundo tecnológico isso tudo pode causar uma grande confusão e na maioria das vezes as pessoas não conseguem fazer os arquivos funcionarem, pois suas máquinas não tem os codecs para rodar todos esses tipos de arquivo ou no caso dos vídeos ele não tem um player que rode todos os modelos.

É comum os alunos da faculdade salvar arquivos em DOCX no laboratório da mesma, levar para casa o arquivo no pendrive e ao chegar em casa não conseguir abrir o arquivo porque a versão do editor de texto que eles tem em casa não é compatível, o pior é que eles não sabem como fazer para salvar o documento em uma versão que qualquer editor de texto possa abrir o arquivo.

Com objetivo de ajudar as pessoas que passam por situação como essa, fiz uma pesquisa na Internet para achar algumas soluções, minha busca deu resultado, encontrei programas de conversão de arquivos que com 3 ou 4 passos vão resolver todos os seus problemas de incompatibilidade de arquivos.

Dentre as diversas opções que encontrei duas merecem destaque, primeiro porque são ferramentas online, dispensando instalação na máquina, basta você acessar a página e fazer realizar o processo de conversão.

Segundo porque elas disponibilizam uma grande quantidade de formatos para conversão.

As ferramentas são:
Esta ferramenta permite a conversão de diversos tipos de arquivos, sem que seja necessário fazer cadastro nem dowload de arquivos, porém nela você só tem a opção de receber os arquivos convertidos através de email e isso pode limitar o tamanho dos arquivos, devido a política de cada servidor de email.

A diferença entre o Zamzar e o DocsPal é basicamente a opção que o DocsPal da para o usuário de decidir se quer receber o arquivo convertido através do email ou se quer fazer o dowload do arquivo na página do programa.

Espero que vocês façam um bom uso desses dois programas e para a galera do CONTROL + C e CONTROL + V. Quando converter os arquivos do tipo PDF, que são protegidos, lembrar ao menos de fazer a citação do autor do texto, risos

2 comentários:

Daniela disse...

Olá Sidnei!!!
Testei as ferramentas e gostei bastante do resultado. O processo é bastante simples, por isso facilmente utilizável por pessoas que tem pouco conhecimento em informática.
Parabéns pelo texto e pelo blog!!!

Sidnei Lima disse...

Valeu Dani!
Sempre busco fazer postagens de coisas utéis para os internautas que frequentam meu blog.
Um grande abraço!