sábado, 6 de novembro de 2010

RoboBraille

Fazer a integração de alunos portadores de necessidades especiais nas escolas públicas brasileiras requer um grande esforço por parte de professores e gestores. Um dos grandes obstáculos que os professores enfrentam é a produção de material adequado a cada uma das necessidades especiais presentes em sala de aula, as vezes, são multiplas necessidades.
Todas as vezes que encontro durante as minhas navegações no ciberespaço alguma iniciativa que de forma direta ou indireta vá possibilitar aos docentes uma melhor atuação no sentido de superar as dificuldades na produção de material para trabalhar com alunos com necessidades especiais, socializo com os colegas educadores. Por isso estou postando esse comentário sobre um projeto bem interessante para trabalho com pessoas com deficiência visual ou não.
RoboBraille é um serviço de correio eletrônico que converte arquivo de texto no formato .DOC ou .TXT para arquivo de audio no formato MP3 ou um documento em braille.
É muito fácil usar o serviço, basta apenas enviar um email com o arquivo em anexo para o RoboBraille e em poucos minutos você recebe um email do RoboBraile com um link onde você pode baixar o arquivo de áudio ou documento em braille.
O serviço é gratuito para usuários domésticos. Para converter os arquivos você deve enviar o arquivo de texto na língua original.
Para os usuários da língua portuguesa os e-mails com arquivos em português devem ser enviados para:
Arquivo de áudio
textoparavoz@robobraille.org
Documento em Braille
textoparabraille@robobraille.org

O RoboBraille converte arquivos em outros onze idiomas.
É necessário informar que o português utilizado pelo programa é o português de Portugal. Fiz o teste com o RoboBraille, enviei um pequeno arquivo de texto no formato .TXT e em menos de cinco minutos recebi um email com o link para ouvir ou baixar o arquivo de áudio no formato .MP3.
Foi possível entender todo o texto, mesmo com a voz robotizada utilizada pelo software, a voz utilizada pelo programa para converter o meu texto foi uma voz feminina, não sei se ele trabalha também com vozes masculinas, já que com base no email que recebi, puder perceber que são vários servidores que trabalham com a finalidade de responder os email em um curto espaço de tempo.

2 comentários:

Educação em ação disse...

Oi Sdney esse texto está ótimo me ajudou a clarear as idéis sobre a justificativa de um curso qu pretendo fazer"Educação e tecnológias intelectuais da informação e comunicação.
Um abraço
Meire

Sidnei Lima disse...

Olá Meire!
Fico muito feliz de saber que algo que eu escrevi serviu para orientar alguém em algum lugar, ainda mais conhecendo você.
Abraços!